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Como usar o MS-Word para publicar em seu site WordPress

Você já desejou que escrever um post no WordPress fosse tão fácil quanto escrever no Microsoft Word? Muitos podem não saber, mas você pode escrever um post no Word e, em seguida, publicar diretamente no seu site WordPress.

Embora você possa obviamente escrever suas postagens no Word e depois copiá-las no editor do WordPress, talvez a maior razão para postar diretamente do Word é aproveitar os impressionantes recursos gráficos que ele oferece. Da manipulação de imagens, “SmartArt” e gráficos sofisticados, o Microsoft Word tem muito a oferecer.

Um exemplo simples de alguns gráficos e textos criados no Word e publicados em um post WordPress

Guia passo a passo para publicar o WordPress com o Word

Alguns pontos antes de começarmos:

1. Um AVISO: Antes de prosseguirmos, há uma informação que você deve saber. Quando você tenta publicar uma publicação do Word para o seu site, a Microsoft dá o seguinte aviso: “Quando o Word envia informações para o provedor de serviços do blog, pode ser possível que outras pessoas vejam essas informações. Isso inclui seu nome de usuário e senha. Você quer continuar?

Para ser honesto, não posso dizer o quanto isso é arriscado. Quando procurei por aí tentando descobrir, eu não encontrei nenhum material que se aprofundasse neste assunto. Então, antes mesmo de começar este processo, creio que você deve saber disso.

2. Outra coisa que você pode encontrar de interessante é que a Microsoft também tem uma “ferramenta de blog offline” muito agradável chamada Windows Live Writer. No entanto, o Live Writer não tem as mesmas capacidades gráficas que o Word.

3. Finalmente, os passos neste tutorial seguem a publicação de um post no WordPress através da versão Microsoft Word (Versão 2019). Você também pode publicar com as versões mais anteriores, no entanto, algumas coisas podem ser ligeiramente diferentes.

Abra um documento “novo”

Na sua versão do Word, vá em Arquivo > Novo. Na caixa de pesquisa digite Post de Blog e clique na lupa. Selecione seu Post e Clique em Criar.


Configure uma conexão com seu blog

Como esta é a primeira vez que você está usando o modelo de blog, você será apresentado com uma caixa de diálogo para você configurar uma conexão com o seu site (ou “Registrá-lo”). Você não precisa fazer isso agora (você pode fazê-lo na primeira vez que você tenta publicar seu post); no entanto, vamos em frente e fazê-lo para tirá-lo do caminho.

Depois de fazer isso uma vez, você não precisará fazê-lo novamente a menos que você decida configurar outro site para publicar. Você pode publicar para vários sites e alternar facilmente entre eles na interface do MS Word.

Na lista de criação, é claro, escolha “WordPress”.


Digite as informações do seu site

Em seguida, digite informações de sites na caixa. Basta substituir a seção que diz <Digite a URL do seu blog aqui> com a URL do seu site (por exemplo, http://example.com/xmlrpc.php).

Tenha em mente que se o seu blog estiver em uma subpasta, você precisará inserir a pasta também (por exemplo, http://example.com/blog/xmlrpc.php).

NOTA: Lembre-se que sua URL completa aqui deve terminar com xmlrpc.php. Este é o nome do arquivo com o qual o Word precisa se comunicar.

Preencha o Nome do Usuário e a Senha com o nome de usuário e senha que você usa para entrar na área administrativa (painel de controle) do seu site WordPress.

Marque a opção Lembrar Senha para que não fique solicitando a senha a cada nova publicação

* Você verá um botão aqui para “Opções de imagem”. Você pode simplesmente deixar isso como está, e ele enviará suas fotos para sua pasta uploads em seu blog. Você também poderá acessá-los em sua Biblioteca de Mídia na área administrativa do seu site.

Escrevendo seu post

Uma vez que sua conexão com seu site esteja configurada, você chegará à tela de escrita. Esta é uma versão simplificada do que você normalmente veria em um Documento do Word. A fita na parte superior tem menos guias, por exemplo, e o layout padrão é definido como uma exibição mais limpa de “Layout da Web”.

Uma coisa que você pode notar é que a tela é muito larga. Portanto, a aparência das coisas no Word não será a mesma que são quando você publicar o post no seu blog. Isso pode ser verdade dentro do editor do WordPress também, mas o layout que você encontrará no Word provavelmente será muito, muito mais amplo.

Por causa disso, uma coisa que você pode querer fazer eventualmente é definir suas margens no Word para algo mais estreito. Pode ser difícil alinhar exatamente como você gostaria, mas pelo menos você terá uma sensação melhor para a forma aproximada como as coisas vão parecer uma vez que eles são publicados em seu site.

Gráficos

Você pode alcançar todos os recursos gráficos do Word através da guia “Inserir” na parte superior. Lá você verá a capacidade de inserir tabelas, imagens, formas, SmartArt, etc.

A maneira de chegar a todas as opções de uma imagem é primeiro inserir a imagem e, em seguida, clicar duas vezes nela. Você deve ver uma nova guia aberta chamada “Formato” e acima dessa “Ferramentas de imagem”.

Inserir uma categoria

Para colocar sua postagem em uma categoria, na aba “Postagem no Blog”, clique no botão “Inserir categoria”. Se você já tem categorias em seu site, você deverá vê-las listadas conforme a imagem abaixo.

Publicar ou salvar como rascunho

Para publicar seu post (ou salvá-lo como um rascunho – “Publicar como Rascunho”), na aba “Postagem do Blog”, clique na seta abaixo da opção “Publicar”.

Opções extras

Você notará algumas outras opções na aba “Postagem no Blog”.

  • Home Page – Abre seu navegador padrão para a página inicial do seu site
  • Abra existente – Importa postagens existentes do seu site para que você possa editá-las e publica-las novamente
  • Gerenciar contas – Permite que você mude para (ou adicione) outros sites para gerenciar

Imagem de destaque

Você terá que adicionar a imagem de destaque diretamente do seu portal administrativo do WordPress. Esse processo somente é possível após o post ter sido “publicado” ou “publicado como rascunho”.

Clique no Post que deseja adicionar a imagem de destaque. Você será direcionado para a tela de edição de posts do WordPress

Na tela de edição do post, na barra de opções a direita, procure pela opção imagem destacada

Clique no link “Definir imagem destacada” e selecione, na galeria de mídia, a imagem que deseja utilizar. Caso a imagem ainda não esteja em sua galeria de mídia, você pode adicionar arrastando-a até a galeria de mídia ou clicando na aba “Enviar Arquivos” e posteriormente em “Selecionar Arquivo”

Após ter selecionado a imagem de destaque, na barra lateral direita, no canto superior direito, clique em “Publicar” ou em “Salvar como rascunho” para que seu post seja atualizado com a nova imagem.

Conclusão

Conforme vimos é muito fácil e prático criar um post a partir do Microsoft Word. Não seria ótimo se esses posts também fossem publicados diretamente em um app móvel para Android ou iOS, diretamente do WordPress, que todos os usuários dos apps fossem notificados sobre o novo post e que o conteúdo fosse exibido de maneira simples e fácil através da adaptação dos textos para um formato totalmente próprio para dispositivos móveis? Tudo isso é possível através da plataforma EZSYS (https://www.ezsys.com.br) e nos próximos artigos nós falaremos um pouco mais sobre como criar apps nativos a partir de nossos sites feitos em WordPress.